Lacunas de aprendizagem: saiba como e por que identificá-las
As lacunas de aprendizagem, se não forem acompanhadas de ações efetivas para eliminá-las, impactarão negativamente a formação pessoal e profissional do aluno; avaliações escolares, quando feitas de forma correta, são a chave para buscar soluções.
A educação é um processo longo, que parte da infância até a vida adulta, sem um fim determinado. Entre os obstáculos que os estudantes enfrentam para atingir o seu potencial máximo estão as lacunas de aprendizagem. Essas falhas no estudo precisam ser ajustadas o quanto antes para impedir que dificuldades e dúvidas persistam e gerem complicações.
Nesse contexto, a tecnologia atua como aliada da equipe pedagógica. Com plataformas que mensuram o resultado dos estudantes em avaliações, como a da Qstione, os profissionais podem identificar, especificamente, a dificuldade de cada aluno. Assim, podem ajustar suas técnicas em sala de aula e guiar o ensino de acordo com as necessidades apresentadas.
Como identificar as lacunas de aprendizagem dos estudantes
“A melhor fonte para identificar lacunas de aprendizagem são os resultados da avaliação. Mas, não é qualquer resultado. Precisamos fazer com que a avaliação esteja articulada à matriz de referência curricular e a tecnologia, de sistemas como o da Qstione, entra como facilitador para identificar quais são as habilidades e conhecimentos solicitados em determinadas provas”, explica Fabrício Garcia, consultor educacional e CEO da Qstione.
Ao analisar as avaliações em que o estudante não teve um bom índice de aproveitamento, é possível detectar quais partes do conteúdo são uma dificuldade para ele, indicando uma lacuna de aprendizagem. É estabelecida, assim, uma personalização do processo educacional, que impulsiona melhores resultados de cada estudante como indivíduo e da instituição como um todo.
A importância da tecnologia
Para que as evidências da existência de uma lacuna de aprendizagem sejam identificadas, é indispensável agir de forma sistemática, e isso apenas é possível fazendo uso da tecnologia. “O professor sozinho, dificilmente, vai conseguir realizar esse tipo de análise, porque realmente requer muito tempo e muito trabalho manual; as soluções tecnológicas precisam ser utilizadas como ferramentas para otimizar o tempo do professor”, completa Garcia.
Por que é importante mensurar o aprendizado dos estudantes?
A mensuração do aprendizado dos estudantes norteia quais estratégias de ensino serão aplicadas e quais as próximas etapas a serem seguidas pelos profissionais. Naturalmente, todo professor precisa tomar decisões, sendo dois exemplos importantes:
- Qual método de ensino utilizar para cada conteúdo
- Em qual sequência apresentar um conjunto de conhecimentos
Essas duas decisões dependem da observação dos resultados dos estudantes nas avaliações. “É preciso detectar se o aluno compreendeu o que foi trabalhado em um determinado período, para que o professor possa partir para a próxima etapa e, também, identificar se a estratégia de ensino que ele está utilizando é a mais adequada para aquela turma ou para aqueles alunos em específico”, destaca Garcia.
Que ações podem ser tomadas depois de identificar as lacunas de aprendizagem?
A partir do diagnóstico das lacunas de aprendizagem, a equipe pedagógica consegue tomar ações objetivas para potencializar o ensino, agindo diretamente no cerne da questão. Assim, podem ocorrer mudanças curriculares, das estratégias ou dos processos de ensino, uma alteração no perfil do time docente e, até, no próprio formato de avaliação.
“A interpretação do resultado da avaliação serve como uma autocrítica do sistema, identificando se aquele modelo de prova é o mais adequado a ser aplicado naquele contexto”, explica o CEO da Qstione.
Por que é importante identificar as dificuldades dos estudantes?
Caso as dificuldades de aprendizagem dos estudantes não sejam identificadas a tempo, a situação pode se tornar mais grave, perpetuando o problema e gerando novos. Isso acontece porque determinados conhecimentos precedem outros, ou seja, são a base para compreender conteúdos seguintes.
“É preciso identificar em tempo real o que está acontecendo com o estudante, para impedir a formação das lacunas de aprendizagem. Assim, evita-se o que acontece em muitas escolas e universidades, que é o ensino do tipo ‘queijo suíço’ – cheio de lacunas, buracos, no processo educacional”, comenta Fabrício Garcia.
Um aprendizado repleto de lacunas reverbera na formação final do indivíduo, instalando grandes obstáculos ao seu desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal. Por esse motivo, detectar as lacunas de aprendizagem é imprescindível, assim como fazer todas as alterações adequadas.