Conheça os 6 princípios pedagógicos utilizados pela Qstione

Artigos pedagógicos
Leitura em
5
min
Publicado em
30
/
12/2022
Autor
Nathalia Andrade
Gerente de relacionamento com o cliente na Plataforma Qstione
Diretamente da terra que, segundo a tradição, ensinou a Paraíba a ler, venho de Cajazeiras. Formada em administração e curiosa em desenvolvimento. Trabalhando junto a escolas e faculdades para aprimorar a educação no país através da avaliação de estudantes.
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Entenda a lógica pedagógica implementada pela Qstione, que visa demonstrar como a aprendizagem pode se tornar eficiente para toda a comunidade escolar.

A Qstione nasceu em 2015, aliando pedagogia e tecnologia em seu DNA, com o objetivo de suprir necessidades reais de professores e gestores educacionais. Entre as Edtechs brasileiras, ela se destaca, pois seu princípio pedagógico foi o ponto de partida da empresa, que buscou desenvolver ferramentas digitais que dialogassem com as melhores práticas educacionais.

O ideal da Qstione consiste na mudança da cultura educacional por meio de fluxos de trabalho mais eficientes, colaborativos e precisos. Não se trata, portanto, apenas da implementação de ferramentas práticas, mas também de repensar a gestão de uma instituição de ensino.

Sendo assim, a Qstione não limita sua atuação apenas à questão avaliativa dos estudantes – isso nem seria possível, já que um exame está essencialmente ligado ao todo da educação. A empresa busca, então, uma melhoria do ensino em geral, instruindo melhores práticas de gestão, que irão repercutir positivamente no plano de aulas, na elaboração e no resultado das provas, na capacitação dos profissionais e na geração de índices estatísticos.

Para entender a lógica pedagógica da Qstione, vamos detalhar os princípios que norteiam esse trabalho:

1. Transparência educacional

“Acreditamos que os conhecimentos e habilidades trabalhados pelos professores, em sala de aula, devem ser descritos de forma clara e objetiva dentro do currículo escolar, e tais informações devem ser indexadas à avaliação dos estudantes”.

Fabrício Garcia, CEO da Qstione.

Dessa forma, a empresa defende que a elaboração de um currículo de ensino coerente é a base para uma boa gestão educacional. Junto a essa premissa, toda a comunidade acadêmica (professores, estudantes e famílias) deve compreender o sistema curricular e as metas de aprendizagem. Assim, estabelece-se uma cultura de busca objetiva pelo aprendizado, sendo possível, inclusive, mensurar os desempenhos alcançados.

2. Avaliação norteada pelo currículo

Segundo a Qstione, a avaliação dos estudantes deve ser norteada pelo currículo escolar e pelos próprios processos de ensino. “A ideia central está na objetivação e organização do ensino. Professores, estudantes e a própria instituição de ensino precisam estar cientes de quais são os objetivos educacionais a serem atingidos em curto, médio e longo prazo. Para isso, a instituição de ensino precisa garantir que todos os modelos de avaliação estejam intrinsecamente articulados com os descritores curriculares”, relata Garcia.

Para fazer esse alinhamento entre as avaliações e o cotidiano acadêmico, a instituição precisa implementar uma cultura avaliativa baseada em tecnologias, estabelecendo um ensino guiado pelo currículo.

Dois softwares atuam nessa missão: o sistema Planeje, que faz a gestão curricular a partir dos planos de ensino, e a plataforma Qstione, que gerencia as avaliações cognitivas, conectando-as ao planejamento e ao objetivo de aprendizagem.

3. Planejamento pedagógico colaborativo

“O planejamento de ensino, a gestão curricular e estruturação das avaliações são processos educacionais vivos, que precisam estar em constante evolução e aprimoramento”, afirma o CEO da Qstione. Por isso, a equipe pedagógica deve trabalhar em conjunto na elaboração dos planos de ensino, currículos e avaliações. Essa união proporciona uma espiral positiva de aprendizagem para todos da instituição, que compreenderão profundamente os processos e objetivos definidos.

“Todas as tecnologias desenvolvidas pela Qstione apresentam o forte viés colaborativo e inter-relacional. Isto é, ao utilizar nossa tecnologia, as instituições de ensino poderão incluir todos os seus professores na construção dos planos de ensino, currículos e avaliação, aproveitando as ideias e a expertise de profissionais que ainda não foram devidamente avaliados e ouvidos dentro da instituição”, aponta Garcia.

4. Devolutivas qualificadas

“Uma das maiores dores pedagógicas está na incapacidade das instituições de ensino de dar feedbacks mais qualificados para os estudantes e seus responsáveis. Os estudantes precisam saber quais são os seus gaps de aprendizagem, bem como compreender quais ações precisam ser tomadas para evoluir academicamente”, relata o CEO.

Essa falta de informações qualificadas gera uma percepção ruim ou enviesada do estudante sobre o ensino oferecido. Para resolver essa questão, a Qstione oferece relatórios personalizados para o estudante e seus responsáveis. Assim, a cada avaliação, o indivíduo consegue visualizar quais conteúdos específicos merecem mais atenção, com comentários dos professores sobre as respostas. O foco da discussão passa a ser, portanto, o conhecimento em si, e não apenas a nota.

5. Capacitação e acompanhamento contínuo de professores e gestores educacionais

Para agregar valor pedagógico aos professores e coordenadores, a utilização de novas tecnologias educacionais aparece como uma excelente ferramenta. “Seguindo essa lógica, a utilização das tecnologias desenvolvidas pela Qstione, por si só, já capacita continuamente os professores e outros usuários da educação, nos processos educacionais de avaliação e planejamento de ensino”, afirma Garcia.

Atualmente, a Qstione fornece documentos pedagógicos e capacitações que dão suporte ao uso da tecnologia, atuando como uma consultoria educacional. Além dessa capacitação contínua, os sistemas proporcionam um acompanhamento em tempo real do trabalho dos professores, sendo possível analisá-lo pelos próprios índices estatísticos.

6. Tomada de decisão baseada em dados

“Em muitos casos, um dos desafios das instituições de ensino que adotaram a Qstione é reestruturar a gestão escolar, no sentido de utilizar os indicadores pedagógicos gerados pela empresa e, a partir disso, mudar o processo interno de tomada de decisão”, descreve Fabrício Garcia.

Em síntese, a Qstione faz uso da tecnologia para promover a educação. Para as instituições que adotam os seus processos, são gerados dados estatísticos que diagnosticam os resultados educacionais de forma apurada. Com as devidas adaptações, é proporcionada uma grande virada pedagógica positiva nesses ambientes.

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