Como uma solução pedagógica auxilia na mudança da cultura avaliativa?

Artigos pedagógicos
Leitura em
5
min
Publicado em
07
/
03/2023
Autor
Nathalia Andrade
Gerente de relacionamento com o cliente na Plataforma Qstione
Diretamente da terra que, segundo a tradição, ensinou a Paraíba a ler, venho de Cajazeiras. Formada em administração e curiosa em desenvolvimento. Trabalhando junto a escolas e faculdades para aprimorar a educação no país através da avaliação de estudantes.
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

As avaliações promovidas dentro de uma instituição devem ser um instrumento de aprendizagem para os estudantes - não um objetivo

Em todas as instituições de ensino, uma das principais preocupações dos gestores e do corpo docente é a conexão entre o conteúdo visto em sala de aula e as avaliações. Nesse contexto, também é importante que os educadores apresentem os exames para os alunos como uma forma de impulsionar o aprendizado, sem que o foco seja apenas alcançar uma nota alta.

Para isso, existem soluções pedagógicas que transformam a cultura avaliativa, inclusive por meio de devolutivas qualificadas, fornecendo informações relevantes e construtivas para todos os estudantes. Saiba como a Qstione realiza essas ações:

Alterando a cultura avaliativa nas instituições de ensino

“De maneira simples e direta, a Qstione traz a reorganização pedagógica da instituição de ensino”, diz Fabrício Garcia, CEO da empresa. A corporação promove a construção dos descritores curriculares, seguindo as melhores práticas pedagógicas, e a vinculação desse currículo à avaliação cognitiva.

As instituições que utilizam a plataforma Qstione garantem:

  • Um currículo bem estruturado, com planos de ensino e planos de aula construídos de maneira colaborativa com os professores, coordenadores e gestores escolares;
  • Avaliações coerentes e significativas para as turmas, solicitando os objetivos de aprendizagem predeterminados nos descritores curriculares.

Assim, há um vínculo direto entre o currículo e a avaliação. “Esse é o grande feito da Qstione que tem mudado a cara de faculdades e escolas do ponto de vista pedagógico, entregando um planejamento de ensino e uma avaliação muito mais qualificada”, enfatiza Fabrício.

 A atuação do Sistema Planeje

Dentre as soluções pedagógicas oferecidas com o uso da tecnologia Qstione, há o Sistema Planeje, que atua justamente na estruturação curricular dentro dos planos de ensino e de aula. Então, é possível segmentar todas as ações que serão realizadas em sala em um sistema web e com a supervisão da coordenação pedagógica e dos gestores escolares.

Em termos de planejamento, esse é um ganho que norteia todos os professores, estudantes e até as famílias, no caso das escolas, sobre tudo que será trabalhado nas aulas e solicitado nas avaliações.

A Plataforma Qstione

A outra ferramenta destaque da empresa é a plataforma Qstione, que estrutura um banco de itens seguindo as melhores práticas pedagógicas, tudo vinculado ao currículo. Com essa tecnologia, são geradas devolutivas qualificadas para os alunos e suas famílias, permitindo que a instituição tenha um olhar completo das lacunas de aprendizagem, podendo analisar as turmas como um todo ou cada estudante individualmente.

Como a devolutiva qualificada ajuda os estudantes?

“A devolutiva qualificada muda a cara da avaliação”, diz o CEO. A partir dela, o estudante compreende o que foi solicitado no exame e percebe que a nota é o que menos importa. O foco passa a ser identificar quais são as lacunas e os déficits de aprendizagem, para solucioná-los e aumentar tanto o conhecimento quanto o desempenho final.

“No caso das escolas, a participação da família fica mais efetiva quando a devolutiva é qualificada, já que nem sempre os professores conseguem devolver em sala de aula ou dar uma resposta diretamente para as famílias. Então, a devolutiva causa um benefício em cadeia muito interessante, além de auxiliar no próprio aprendizado do estudante”, finaliza Fabrício.

No items found.