Como estruturar questões em avaliações cognitivas?

Artigos pedagógicos
Leitura em
5
min
Publicado em
16
/
10/2017
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

Estruturar testes cognitivos requer profundo conhecimento dos objetivos de aprendizagem pelos professores, já que todas as questões que compõem o teste devem estar vinculadas a esses objetivos. Além disso, as questões precisam apresentar uma linguagem clara e contextualizada, para que o item seja capaz de aferir algum tipo de habilidade cognitiva do estudante.

Para facilitar a vida dos professores, seguem algumas dicas que podem ajudar na estruturação do enunciado de itens de avaliação:

  1. O enunciado das questões deve conter um contexto, uma situação-problema e um comando.
  2. A linguagem deve ser clara e objetiva.
  3. O contexto utilizado deve ser necessário ao aluno na busca pela resposta da questão.

Contextualização

Tem a função de direcionar o aluno para o assunto em foco. Pode ser uma simples afirmação, imagem ou qualquer material didático de apoio (texto, gráfico, tabela, ilustração, propaganda, declaração, citação de autor devidamente referenciada), pode-se trabalhar múltiplas inteligências (espacial, lógica, linguística, entre outras) no contexto da questão.

Situação-problema

Essa parte do enunciado serve de “link” para o comando da questão. A situação-problema busca uma problemática envolvendo a contextualização da questão, desafiando o aluno a responder o comando da questão.

Comando

Deve ser redigido de forma clara e objetiva, admitindo apenas uma única resposta previamente definida. O Comando da questão deve estar, de alguma forma, vinculado a todas as opções de resposta, evitando a indução de respostas óbvias. O Comando deve ser expresso por um verbo.

Sugestão

A Plataforma Qstione possui todo um leque de utilidades para elaborar questões melhor estruturadas para suas avaliações. Conheça-nos, e aprimore a forma como você, professor, avalia seus estudantes.

Editoriais e artigos de opinião