Case de sucesso: conheça a parceria da Qstione com o grupo AFYA
Especializada em educação médica, a AFYA buscava uma plataforma que apoiasse na gestão e consolidação de processos de avaliação
A AFYA, o maior ecossistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil, integra o escopo de clientes da Qstione. Com serviços para estudantes em qualquer momento da carreira, desde a graduação e pós-graduação até a última especialização, a empresa oferece diversos conteúdos que contribuem na formação do estudante e apoio ao ensino ao professor.
A parceria com a Qstione foi um sucesso e já está entregando excelentes resultados para a marca. Confira a entrevista com Ithalo Hespanhol de Souza e Marcelo Silva, Gerentes de Tecnologias Educacionais do Grupo AFYA, sobre o impacto da plataforma:
Objetivos com o uso da Plataforma Qstione
O objetivo da AFYA é estabelecer, em um único local, todo o processo de criação, validação e utilização dos itens educacionais, conectando-os à matriz e empregando os objetos de aprendizagem necessários.
“Antes da chegada da Qstione, o Grupo AFYA contava com outras soluções para avaliação, mas não com todos os processos inclusos. Ou seja, para termos os processos que temos atualmente, usávamos de duas a três soluções distintas, sendo que outros processos ainda seguiam no analógico”, diz Marcelo Silva.
A plataforma chegou para ajudar na aplicação das provas nacionais do grupo AFYA e, com a sua implantação, todos os processos foram automatizados e concentrados em uma única solução. Nesse contexto, os profissionais destacaram como foi difícil encontrar uma plataforma externa alinhada às funcionalidades que o grupo precisava. A busca acontecia desde 2018 e foi concluída em 2021.
“Com a parceria, boa parte dos gaps que tínhamos em relação às nossas necessidades, estamos conseguindo sanar. As equipes trabalham unidas – equipe AFYA e equipe Qstione – o que faz com que tenhamos uma experiência, tanto de utilização quanto de funcionalidade, bastante satisfatória”, afirma Ithalo.
Mudanças para a AFYA
A parceria entre a Qstione e a AFYA já está gerando ótimos benefícios para o funcionamento interno e a melhoria dos procedimentos educacionais. Dentre as mudanças observadas, os dois profissionais destacam:
- Crescente qualidade dos itens: a partir do diagnóstico oferecido pela Qstione, a AFYA pode melhorar a criação dos itens, que agora estão conectados às matrizes dos cursos, objetivos de aprendizagem e área de conhecimento.
- Agilidade nos processos: as provas passaram a ser corrigidas virtualmente, permitindo que os resultados sejam divulgados de forma mais rápida e prática. O sistema conectado favorece o trabalho dos professores e dos próprios gerentes do sistema, economizando tempo e possibilitando melhorias.
- Avaliar de maneira igualitária os cursos de Odontologia, Direito e Medicina: essa possibilidade permite que, nacionalmente, todas as instituições da AFYA que comportam esses cursos sejam avaliadas de forma equitativa, no que diz respeito ao Teste de Progresso Institucional e, no caso da Medicina, às avaliações de eixo. Assim, o grupo pode analisar os resultados de forma mais prática e incisiva.
Como a AFYA avalia o suporte da Qstione?
“Atualmente, não temos a Qstione somente como uma solução de avaliações, mas passamos a ser parceiros estratégicos, inclusive na análise de resultados das avaliações, montagens de matrizes de encomendas, validação de itens, dentre outros”, aponta Marcelo Silva.
Para Ithalo Hespanhol, outro diferencial é a comunicação entre as empresas, que proporciona a resolução prática de qualquer problema. “Temos um canal direto de comunicação via WhatsApp, e também aconselhamos as nossas unidades para que busquem o canal de suporte, via chat na própria plataforma.”
Levando em consideração o apoio e a sintonia entre as equipes, a dupla de gerentes ressalta que a parceria entre a AFYA e a Qstione é um grande sucesso para ambas as partes, que deve continuar nos próximos anos.