A qualidade estrutural da questão

Artigos pedagógicos
Leitura em
5
min
Publicado em
15
/
02/2019
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
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Um dos maiores desafios metodológicos encontrados para a construção de avaliações cognitivas é a estruturação dos itens (a questão). Os professores, na grande maioria dos casos, não estão capacitados para criar itens contextualizados que estejam alinhados com os objetivos de aprendizagem trabalhados em sala de aula.

O resultado disso? A avaliação fica mal estruturada, os estudantes não conseguem interpretar de forma objetiva as questões e os objetivos de aprendizagem não são aferidos corretamente.

As provas são instrumentos de pesquisa. Elas precisam ser metodologicamente bem elaboradas, para que possam produzir indicadores que retratem o real nível de aprendizado de cada estudante. Mas, para isso, os professores precisam criar itens capazes de avaliar o aprendizado do estudante.

Qual deve ser a estrutura básica dos itens de prova? Qual é a importância da contextualização dos itens? Como instigar e desafiar o estudante a responder os itens?

Para responder essas e outras questões, utilizaremos como base as orientações do INEP para elaboração de itens. Esse é o mesmo modelo estrutural que é utilizado nas provas do ENEM e do ENADE e que é utilizado no treinamento dos professores pela equipe Qstione.

A estrutura da questão

A questão, ou o item, é dividido em quatro partes principais: contexto ou texto-base, situação-problema, comando e instruções. Vamos explorar um pouco cada uma delas:

(Todos os exemplos foram retirados da prova ENADE para Medicina, realizada em 2016)

Contexto ou texto-base

Tem a função de direcionar o aluno para o assunto em foco. Pode ser uma simples afirmação, uma imagem ou qualquer material didático de apoio (texto, gráfico, tabela, propaganda, declaração, citação referenciada, etc.). No contexto da questão, podemos trabalhar m[múltiplas inteligências, como a espacial, a lógica ou a linguística, entre outras possibilidades.

QUESTÃO DISCURSIVA 3

A medida do Perímetro Cefálico (PC) é importante nos primeiros dois anos de vida, por refletir o crescimento cerebral, sendo um dado clínico fundamental no atendimento pediátrico. Essa medida pode constituir-se na base do diagnóstico de doenças neurológicas. Em 2015, o Ministério da Saúde reconheceu a relação entre o aumento na prevalência de microcefalia no Brasil e a infecção de gestantes pelo vírus Zika.
BRASIL. Ministério da Saúde confirma relação entre vírus Zika e microcefalia, 28 de novembro de 2015.
Disponível em: <
http://portalsaude.saude.gov.br>. Acesso em: 11 jul. 2016 (adaptado).

Considerando essas informações, a respeito da microcefalia e da medição do PC, faça o que se pede nos itens a seguir:
a) Explique como deve ser feita a medição do PC do recém-nascido. (valor: 3,0 pontos)
b) Explique como devem ser analisadas as medidas do PC em recém-nascidos a termo, entre 37 e 42 semanas de gestação, de modo que se identifique se são portadores ou não de microcefalia. (valor: 3,0 pontos)
c) Explique como deve ser feito o acompanhamento dos neonatos com comprometimento neurológico em consequência de infecção pelo vírus Zika, de acordo com o Ministério da Saúde. (valor: 4,0 pontos)

Situação Problema

Essa parte do enunciado serve de conector para o comando da questão. A situação-problema busca uma problemática envolvendo o contexto apresentado, que desafia o aluno a responder ao comando.

QUESTÃO 09

Uma mulher com 30 anos de idade se dirigiu ao pronto-socorro, queixando-se de forte dor lombar à direita que irradia para o flanco, fossa ilíaca e grandes lábios da vagina, ipsilateral. Ao exame físico, apresentou sinal de Giordano positivo à direita e foi encaminhada para a realização de ultrassonografia, evidenciando-se cálculos no sistema urinário.
Os cálculos evidenciados na ultrassonografia podem estar localizados
a) no córtex renal.
b) nas pirâmides renais.
c) no córtex renal e na pelve renal.
d) na pelve renal e na junção ureterovesical.
e) nas pirâmides renais e na junção ureterovesical

Comando

A redação do comando deve ser clara e objetiva, admitindo apenas uma única resposta previamente definida. O comando da questão deve estar, de alguma forma, vinculado a todas as opções de resposta, evitando a indução de respostas óbvias e deve ser expresso por um verbo.

QUESTÃO DISCURSIVA 2

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a violência contra mulheres é uma grave violação dos direitos humanos que gera impactos físicos e psicológicos. A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) aponta que, no Brasil, de janeiro a outubro de 2015, 38,72% das mulheres em situação de violência sofreram agressões diárias e 33,86%, agressões semanais. A violência doméstica é o tipo mais comum de violência contra a mulher e, para se tipificar essa violência como crime, foi promulgada, em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), resultado de mobilizações para garantir justiça às vítimas e reduzir a impunidade de crimes cometidos contra as mulheres.

A partir dessas informações, redija um texto dissertativo sobre o impacto da Lei Maria da Penha no quadro de violência contra a mulher no Brasil. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1. Impacto da violência doméstica na vida da mulher, na família e na sociedade;
2. Mudanças nos mecanismos de proteção à mulher decorrentes da Lei Maria da Penha.

Instruções

Esse é o único tem optativo. Ele apenas é necessário em questões que necessitem de uma sistemática própria de análise para que o estudante esteja apto a responder à questão. Ex.: Leia as premissas abaixo, antes de analisar o gráfico…

O conteúdo dos itens

Os itens devem solicitar os conteúdos e habilidades previstos nos planos de ensino e trabalhados nas aulas. O método de construção desses itens impacta diretamente na qualidade da avaliação e, principalmente, nos dados obtidos com as análises das provas.

Porém, ainda é de difícil acompanhamento, para o gestor educacional, quais conteúdos, habilidades e competências foram apresentados em sala de aula e solicitados nas avaliações. Os sistemas de gerenciamento de provas, como a Plataforma Qstione, surgiram para permitir esse acompanhamento.

A qualidade das provas reflete diretamente no processo de ensino-aprendizagem de escolas e faculdades. Melhore a qualidade das avaliações de sua instituição de ensino. Uma avaliação qualificada possibilita a implantação de um ensino mais individualizado e adaptativo.

Para melhorar o processo de avaliação, conheça nossos manuais de elaboração de itens e utilize a Plataforma Qstione. Simples assim!

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