3 passos indispensáveis para estruturar um plano de ensino de qualidade
Em todos os campos da educação, é essencial que as instituições de ensino garantam aos seus estudantes um aprendizado efetivo e significativo. Para isso, a primeira medida é estabelecer um plano de ensino de qualidade, que apresente uma orientação clara sobre os objetivos do curso, as avaliações e um cronograma de aulas coerente.
Além disso, é por meio de um bom plano de ensino que os professores alcançam o engajamento da turma dentro e fora da sala de aula, já que cada estudante se sente envolvido com o conteúdo trabalhado. Para os gestores e educadores, essa organização também será relevante na hora de medir o progresso da aprendizagem.
Para estruturar um plano de ensino de qualidade, existem alguns passos indispensáveis. Confira abaixo:
1. Identificar os objetivos de aprendizagem
Em primeiro lugar, os coordenadores e professores precisam definir claramente o que os estudantes devem aprender, apontando quais conteúdos, habilidades e competências serão desenvolvidas ao longo do curso. Esses objetivos precisam ser específicos, relevantes, mensuráveis e alcançáveis, com um prazo definido.
Isso ajudará no planejamento do conteúdo, que deve contar com um cronograma detalhado sobre cada aula e atividade. No momento de avaliar o progresso das turmas, os educadores também usarão os objetivos de aprendizagem como norteamento.
2. Escolher as estratégias de ensino
Além de pensar no conteúdo e nos objetivos do curso, é fundamental que a instituição esteja atenta para a forma que isso será trabalhado. O professor deve considerar o perfil das turmas e suas necessidades, para, então, identificar qual a estratégia de ensino mais adequada.
Algumas opções são: debates, processos ativos de ensino, aulas expositivas, atividades práticas, trabalhos em grupo e pesquisas bibliográficas. Utilizar diferentes estratégias em uma mesma disciplina também é um meio de aumentar o engajamento dos estudantes, gerando uma aprendizagem mais significativa.
3. Definir os formatos da avaliação
O formato das avaliações, assim como o período em que elas ocorrem, também é algo a ser planejado pelos profissionais. Eles podem considerar diferentes abordagens, de acordo com o tipo de habilidade a ser aferida.
Vale lembrar que a função da avaliação deve ser aferir, de fato, a evolução do aprendizado do estudante, e não apenas gerar uma nota. Dessa forma, trata-se de um mecanismo capaz de diagnosticar em que ponto da compreensão do conteúdo o indivíduo está naquele momento, e quais são suas dificuldades e pontos fortes.
No geral, além desses três passos, é essencial que a instituição esteja sempre aberta a ajustar o seu plano de ensino, conforme a evolução curricular que deve ocorrer a luz das necessidades sociais e de mercado . Isso possibilita que a aprendizagem esteja adequada e atualizada, oferecendo suporte e recursos adicionais quando preciso.