12 práticas para aplicar uma boa prova online
Pensando na necessidade de nos adaptarmos diante dos desafios impostos pela COVID-19, a Qstione reuniu 12 práticas que todo professor precisa conhecer para fazer uma boa prova online. Pois, em tempos de quarentena, optar pela avaliação na Internet pode ser uma boa saída para adaptarmos nossas instituições de ensino ao isolamento social.
1. Use um conjunto de questões para gerar provas aleatórias por aluno
Algumas ferramentas possibilitam a randomização de questões por subconjuntos, fazendo com que cada estudante tenha uma composição de prova diferente. Dessa forma, o estudante terá mais dificuldade em compartilhar respostas com os colegas.
2. Limite o tempo de resposta e do número de tentativas
O tempo de resposta de cada questão deve ser corretamente programado, dando tempo suficiente para o estudante responder o item, mas sem exagero. O excesso de tempo facilita a troca de informações entre os estudantes e a busca pela resposta por meios digitais. Leia nosso artigo sobre como calcular o tempo de prova.
O número de tentativas também deve ser restrito para preservar a randomização dos subconjuntos de questões. E o sistema deve oferecer uma questão de cada vez. Assim, os estudantes terão telas de prova diferentes entre si.
3. Limite o período de realização da avaliação
A disponibilidade da prova on-line deve ser restringida a um horário limitado, de tal forma que não haja a possibilidade de realização em horários alternados pelos estudantes. Caso contrário, alguns estudantes poderiam realizar o teste antecipadamente e passar informações para outros estudantes que ainda não realizaram a prova.
4. Feedback adiado
O feedback das questões deve ocorrer apenas após o término do horário da prova. Assim, evitamos o acesso às respostas pelos estudantes que terminam a avaliação mais cedo.
5. Use questões calculadas ao criar itens que envolvam expressões matemáticas
As perguntas calculadas são projetadas usando variáveis., ou seja, valores aleatórios, com base em um intervalo especificado pelo usuário, são gerados automaticamente para cada variável na pergunta. Isso dificulta a troca de respostas entre os estudantes.
6. Empregue o uso do software de bloqueio do navegador para reduzir o acesso a outros aplicativos durante a prova online
Os sistemas de bloqueio de navegadores impedem os alunos de imprimir, copiar, visitar outros sites ou acessar aplicativos durante um exame. Esses aplicativos não são considerados à prova de cola, mas podem impedir a maioria dos estudantes de trapacear.
7. Ajuste o peso da prova online
Considerando as limitações de segurança das provas online, o peso atribuído a tais exames deve ser menor do que o das avaliações presenciais. Dessa forma, é possível equilibrar o cálculo da nota geral da disciplina ou módulo.
8. Aumente o número de questões discursivas
Itens discursivos geralmente exigem que os alunos tenham uma melhor compreensão do material e dificultam a cola. Mas, esse ganho tem seu preço, já que a correção da avaliação se torna mais demorada quando adicionamos questões discursivas a avaliação.
9. Aumente a frequência de exames de curto prazo
A execução de testes de curta duração com maior frequência, durante o semestre, diminui a articulação para o compartilhamento de informações entre os estudantes. Por isso, essa pode ser uma estratégia mais coerente para o uso de avaliações pela internet.
10. Conscientize os alunos quanto à política de segurança e regras de integridade acadêmica
Elabore um termo de adesão às regras de segurança e política institucional de utilização de meios digitais para avaliação de estudantes. Dessa forma, os estudantes devem concordar com o termo de adesão, antes de iniciar a utilização das ferramentas digitais de avaliação.
11. Informe os alunos sobre as ferramentas de segurança da tecnologia adotadas para aplicação da prova online
Ao saber sobre o controle de logs e todos os registros que possibilitam o rastreamento das atividades, os estudantes ficam naturalmente inibidos de burlar de alguma forma o sistema. Por isso, a transparência sobre o processo é fundamental.
12. Use ferramentas de proctoring durante a prova online
Algumas ferramentas possibilitam o controle remoto da realização da prova online, com a possibilidade de auditoria após a realização. Por isso, podemos usar ferramentas que acessam a câmera e o microfone do computador do estudante para monitorar suas atividades durante a avaliação.
Os custos de utilização da tecnologia de proctoring são diferenciados e geralmente elevados. Assim, a instituição de ensino deve avaliar a relação custo-benefício da tecnologia.
Consulte a equipe Qstione para obter mais informações sobre as funcionalidades e tecnologias citadas neste artigo.
Até o próximo artigo!